terça-feira, 8 de março de 2011

Passeio em Peruíbe

Numa tarde de segunda-feira, fui a Peruíbe, no litoral sul de SP. Andei na Linha 926 da Intersul, sentido Peruíbe. Quanta diferença tem a andar em um carro bonito e confortável se comparado com os da Viação Piracicabana.
Habitualmente o itinerário da Linha 926 quando partido de Santos, percorre o túnel, Santa Casa, Canal 1 e praias para seguir ao centro de São Vicente, mas ontem essa linha cortou caminho. Seguiu pela Av. Martins Fontes e Via Anchieta até o Bolsão 8 e entrou para a Rodovia dos Imigrantes, sentido Praia Grande, assim passando por fora do centro de São Vicente.


Ônibus Marcopolo Viale ano 2009 prefixo 1906 sobre chassi de 12m.
com motor Mercedes-Benz dianteiro OF-1722/59 equipado com
ar-condicionado, bancos estofados e de encosto alto.

Na volta peguei a Linha 905 da Viação Piracicabana na Rodoviária de Peruíbe, percorrendo vários pontos de Itanhaém como o bairro de Belas Artes que é um ponto de comércio muito movimentado e a Praia do Sonho na qual estava lotada. E depois essa linha percorre por dentro do Centro de Mongaguá pela Avenida São Paulo até sair pela Av. Presidente Kennedy já no município de Praia Grande.


Ônibus Marcopolo Torino ano 2009 prefixo 8913 sobre chassi de 10m.
com motor Merceds-Benz dianteiro OF-1418/52 com bancos estofados
e de encosto alto e sem ar-condicionado.




Ferrovias


Durante o passeio em Peruíbe, fotografei imagens da antiga estação ferroviária de Peruíbe, na qual aquela estrada de ferro desativada fazia o ramal Santos /Cajati. Espero que um dia aquele ramal ferroviário volte a funcionar. A antiga estação foi reformada recentemente com recursos do Governo Federal em parceria com a Prefeitura daquele municipio e serve como sede do arquivo histórico de Peruíbe



Antiga estação ferroviária de Peruíbe


Placa de inauguração da reforma da antiga estação

Vista da estação já reformada

Placa da estação ferroviária indicando a kilometragem exata.

Em breve vou divulgar no Blog Conscientização uma matéria especial sobre a Vila de Paranapiacaba, no alto da Serra do Mar. Aguardem!

2 comentários:

  1. As ferrovias do litoral paulista deveriam ser reativadas, para os passageiros.
    Bom saber que a prefeitura de Peruíbe teve a iniciativa de reformar a estação, quem sabe no futuro ela seja novamente utilizada para os fins originais. Parabéns pela postagem e pelas fotos, Werter!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Emilio! Só tô esperando o tempo melhorar para ir a Vila de Paranapiacaba. Um forte abraço!!

    ResponderExcluir