sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Trólebus de Santos: 48 anos de história - Parabéns

Hoje é um dia muito especial na história dos transportes em Santos. O trólebus está completando mais um ano de vida. São 48 anos de história e sobrevivendo com muita garra e digno de um guerreiro que um ônibus elétrico que não polui o meio ambiente e é um grande aliado no combate ao aquecimento global.

 
Trólebus Mafeersa recém-chegado em 1987 na antiga garagem da CSTC
que hoje é o pátio de inspeção da CET-Santos. Foto: Trólebus Brasileiros
Tudo isso começou em 12 de agosto de 1963 quando foi inaugurada a primeira linha de trólebus: A linha 5. Foram importadas 50 unidades de Livorno na Itália e desembarcadas no armazém 23 no Porto de Santos pelo navio Lloyd Guatemala e ficaram alguns meses retidos na Alfândega por problemas de documentação no desembaraço aduaneiro. O novo sistema de transportes chegou como uma novidade naquela época por se tratar de um veículo moderno na qual era bem aguardado pela população. Acredito-me que os trólebus é que foi o grande motivo para a redução dos bondes em Santos, mas não só em Santos como também nas grandes cidades os bondes foram substituídos pelos trólebus como também pelos ônibus a diesel na qual até hoje roubam a cena dos trólebus.

 
Chegada dos primeiros trólebus Fiat Alfa Romeo Marelli Pistoiese ao
 Porto de Santos. Foto: Novo Milênio
Hoje não temos perspectivas em expansão desses veículos, mas pelo menos a história dos trólebus santistas fica ainda forte na memória de todos nós. Desde 2006 tramita na Promotoria do Meio Ambiente o processo de tombamento do sistema trólebus e ainda aguardamos o parecer definitivo sobre o tombamento. A Prefeitura de Santos estuda a criação da linha turística de trólebus ligando o Centro ao Gonzaga. Por tudo isso desejamos vida longa e parabéns aos nossos trólebus de Santos que durem bastantes gerações.

 
Trólebus Mafersa na Praça Mauá no ponto final da Linha 20, a única
 existente nesse sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário