segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Trólebus de Santos comemorará 48 anos neste mês

No dia 12 de agosto o sistema de trólebus em Santos, no litoral de SP estará comemorando mais um ano em operação. Toda essa história começou em 12 de agosto de 1963 no Centro Português às 10h30min da manhã com a inauguração da primeira linha de trólebus: a Linha 05. Atualmente só existe a Linha 20 com 6 veículos elétricos.

 
Trólebus Fiat Alfa Romeo Marelli Pistoiese no dia da inauguração.
Foto: Waldir Rueda

Trólebus Mafersa 5304 na Praça Mauá, em Santos fazendo o ponto
 final da Linha 20

Enquanto esse dia não chega, vamos falar de uma notícia na qual o BNDES destina R$ 7,5 milhões para inovação em motor elétrico de veículos. Essa é uma das séries de matérias que encontrei no grupo Transporte elétricos do Yahoo Groups.


 
Projeto da WEG pode contribuir para desenvolvimento da indústria nacional de carros elétricos.


 
O BNDES financiará o desenvolvimento de motores elétricos pela WEG S/A. A empresa receberá apoio do Banco no valor de R$ 7,5 milhões, equivalentes a 62,3% do investimento total, de R$ 12 milhões.
        De acordo com nota do banco, os recursos serão liberados por meio da linha Inovação Tecnológicos, uma vez que os novos motores trarão avanços em relação aos já existentes. Os motores seguirão duas rotas tecnológicas: a de tração elétrica híbrida e a de tração puramente elétrica.
        Entre as tecnologias inovadoras, estão o desenvolvimento de um sistema de tração mais leve, compacto e eficiente em comparação aos já existentes e de um novo sistema de refrigeração que permita a redução de peso e aumento da confiabilidade.
        As atividades serão realizadas prioritariamente na sede da empresa em Jaraguá do Sul (SC),mas também poderão ser executadas por parceiros tecnológicos, como consultores,universidades ou institutos de pesquisa. A conclusão do projeto está prevista para dezembro de 2013.
        O financiamento à inovação é contemplado com condições financeiras especiais do Programa BNDES de Sustentação do Investimento (BNDES PSI), de 4% ao ano. Entre os méritos do projeto, está o alto potencial de crescimento do mercado de veículos elétricos, com demanda nacional em nichos específicos. Além disso, os sistemas de tração elétrica são uma alternativa ao uso de motores a combustão, sobretudo porque trazem menos impacto ao meio ambiente e são mais eficientes.
        Boa parte da atual ineficiência energética do motor de combustão vem da geração de calor.Estima-se que apenas 15% da energia potencial de um combustível em um automóvel seja efetivamente utilizada para movimentá-lo. Já os veículos elétricos apresentam rendimento mínimo do motor de 40%.
        Há, atualmente, duas categorias de veículos elétricos: híbridos e puramente elétricos. Os híbridos são assim chamados por combinarem um motor de combustão interna com um gerador, uma bateria e um ou mais motores elétricos. Nesses veículos, o motor a combustão é menor e menos potente que nos veículos convencionais, reduzindo o consumo de combustível e volume de emissões.
         Os veículos puramente elétricos não possuem motor a combustão. São integralmente movidos por energia elétrica, seja provida por baterias, por células de combustível, por placas fotovoltaicas (energia solar) ou ligadas à rede elétrica, como os trólebus. A maioria dos lançamentos das grandes montadoras tem se concentrado em veículos à bateria.
        O projeto da WEG está em linha com a estratégia da empresa de investir no desenvolvimento de novos produtos com tecnologia própria. Por ser um fabricante brasileiro de geradores e motores elétricos, a WEG pode contribuir para o desenvolvimento de uma indústria nacional de veículos elétricos.

2 comentários:

  1. É um excelente meio de transporte público. Silencioso, não polui e não esquenta. Apenas deveria ter um conjunto de baterias para emergências para quando cair a rede, não atrapalhar o trânsito.

    Abs

    Roberto Zulkiewicz

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  2. O transporte de Santos, que era de ponta com bondes, com os trólebus, hoje é servido por ônibus da pior qualidade, cumprindo itinerários defasados.

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