terça-feira, 23 de agosto de 2011

Morre o historiador Waldir Rueda, o pai dos trólebus em Santos

         Nesse último domingo faleceu o historiador Waldir Rueda aos 44 anos, vitima de complicações respiratórias causadas por uma pneumonia. Ele deu entrada no Hospital Sociedade Beneficência de Santos, mas não resistiu. O enterro foi realizado nesta segunda-feira, dia 22 de agosto, no Cemitério do Paquetá, em Santos.

Historiador Waldir Rueda. Fonte: Jornal A Tribuna

          Para reelembrar Waldir Rueda foi o responsável pelo pedido de tombamento do sistema de trólebus em Santos, em 2006, mas o processo foi arquivado pelo Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimonio Histórico) da Prefeitura de Santos, mas o caso foi reaberto e encaminhado a Promotria Pública do Meio Ambiente em novembro de 2009 devido ao incêrndio que ocorreu em um trólebus recém-reformado eletronicamente na Avenida Ana Costa, no bairro do Gonzaga. Rueda também foi responsável pela sugestão a um dos novos nomes que foi dado a um plebiscito entre moradores do bairro da Encruzilhada em Santos a mudar o atual nome para Vila Otávio devido ao João Otavio ter sido um grande empreendedor no inicio do século XX em Santos na qual hoje é nome de Rua no Paquetá, Zona Central de Santos.
          Rueda era apaixonado pela história do Litoral Paulista. Nascido em São Paulo, no dia 18 de dezembro de 1966, Rueda era professor da rede estadual e autor do livro “Braz Cubas, homenagem a uma vida”, que foi lançado no ano de 2008. Aos 20 anos de idade, já morando no Litoral, tornou-se membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente.
Mas foi apenas em 2000, que decidiu entrar para a vida acadêmica., quando ingressou na Faculdade de História da Universidade Católica de Santos. O historiador foi um dos grandes defensores para o tombamento do sistema de trólebus de Santos, que começou a operar em agosto de 1963, três anos antes de Rueda nascer.
          "Rueda foi um grande pai para os trólebus de Santos" declarou Werter de Jesus, escritor do Blog Conscientização.
           A minha homenagem póstuma presto a familia do Waldir Rueda por essa perda que todo santista acabou de sentir. Rueda, descanse em paz.

Werter de Jesus
Blog Conscientização

Um comentário:

  1. Uma grande perda em DEFESA DOS TROLEBUS, meus sentimentos, eu sinceramente fiquei surpreso com esta perda. Vamos lutar em defesa do seu legado.Abraços e meus sinceros sentimentos à família Rueda.

    ResponderExcluir